quarta-feira, 14 de abril de 2010

Equal Pay Day




Tendo como objectivo a não discriminação da mulher no mercado laboral, vários países, seguindo as indicações da União Europeia e de várias organizações internacionais, têm levado a cabo uma iniciativa que, apesar de simbólica, é extremamente interessante e alerta o mundo para um problema grave de desrespeito pela pessoa e muito especialmente pela Mulher.

Chama-se “Equal Pay Day”.

A Aústria promoveu-a a 13 de Abril (ontem) e França vai celebrá-lo amanhã, 15 de Abril.

Para termos ideia da gravidade do problema, posso dizer-vos que em França uma Mulher tem que trabalhar mais 79 dias no ano para ganhar o mesmo que um Homem!

Em Portugal as Mulheres ganham, em média, menos 27,6% que os Homens!

Ao contrário de outras áreas, nesta o estado dá o exemplo não discriminando e pagando de igual modo independentemente do sexo, religião ou raça. O trabalho que há a fazer é na chamada “iniciativa privada” muito especialmente, nas empresas de capital português e, dentro deste grupo, nas familiares.

Suponho que dentro de uma geração o problema poderá estar resolvido, pois a nova mentalidade vai fazer esbater o problema. (Trabalho numa empresa em que o dono recusa que uma Mulher possa ser tão (ou mais) inteligente como um Homem e onde apenas trabalham duas Mulheres – a dona e a Senhora que faz a limpeza, sendo que esta é a única pessoa que recebe o salário mínimo).

Até que a nova geração chegue ao topo nas empresas portuguesas temos que alertar e pedir ao nosso governo que promova iniciativas como as que acontecem nos outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário