sábado, 18 de abril de 2009

Lá como cá

Decorre por estes tempos e até 31 de Dezembro de 2009, em Esmoriz, a recolha de assinaturas para uma petição que visa forçar o poder político à realização de um referendo sobre a manutenção desta cidade no concelho de Ovar ou a sua integração no concelho da Feira.

Esta ideia nasce no seio do “Fórum popular – Esmoriz livre”, (julgo que é assim que se chama), para combater o marasmo em que esta cidade, do concelho de Ovar, se encontra desde há muitos anos.

Em Esmoriz, como em Canas, a junta e assembleia de freguesia são governadas por um movimento independente, mas em Esmoriz tem obra para apresentar e faz-se sempre representar nos órgãos próprios da autarquia.

A petição prevê que o referendo tenha três hipóteses de resposta:

a) Manter Esmoriz no concelho de Ovar
b) Esmoriz passar a integrar o concelho da Feira
c) Nenhuma das anteriores

Sendo que a integração no concelho da Feira tem duas grandes justificações:

1) O concelho da Feira é um motor de desenvolvimento a nível regional e é culturalmente muito activo,

2) Uma futura reorganização administrativa, levará à fusão de vários concelhos actuais, e eles apostam da aglutinação, pela Feira, dos actuais municípios de Espinho e Ovar, tornando-se Esmoriz o centro geográfico do novo “grande concelho”.

Ora aí está a vertente da luta que Canas nunca levou a sério: apostar num grande concelho que aglutine os actuais concelhos de Carregal do Sal e Nelas, sendo Canas o seu centro geográfico.

3 comentários:

  1. lol, já agora Canas a capital do destrito

    ResponderEliminar
  2. Caro PortugaSuave,
    É gosto tê-lo por cá!
    Partilho consigo muitas preocupações e ideais mas quanto à reorganização administrativa do estado parece que temos concepções bem diferentes.
    É para mim evidente que num futuro mais ou menos próximo a redução do número de concelhos será inevitável e acredito que (também) aí Canas terá o seu papel.

    ResponderEliminar
  3. Bem, sobre reorganização administrativa o Luís pode especular como entender... eu adivinho quase uma "guerra civil" quando esse "dossier" for aberto... se alguém tiver coragem política para o abrir. Porém, sobre essa matéria nunca tomei qualquer posição que não fosse a de defender um estatuto político autónomo para Canas, que passa obviamente pela constituição do município. Claro que isto é a minha convicção, a realidade afasta-nos cada vez mais desse ideal, mas estas "lutas" são cíclicas, quem sabe um dia se alcance aquilo que já foi uma aspiração de todos os canenses.
    Cumprim.

    ResponderEliminar