domingo, 14 de novembro de 2010

Timor e a insensibilidade do PR

Timor Leste pretende comprar dívida externa Portuguesa!

Questionado sobre o assunto, o Presidente da República, diz que a notícia não o choca e que o fundo do petróleo é para ser aplicado em fundos internacionais.

De cavaco já sabia que a cultura não abundava e que vive há muito num mundo de sonho mas, surpreende-me a sua completa insensibilidade, quando se preocupa em dizer que Portugal não anda de mão estendida (como se tal não fosse verdade, ou fosse vergonha maior) mas não se preocupa em dizer que esse plano de Ramos Horta/Xanana Gusmão é um insulto e uma grave ofensa aos seus compatriotas que todos os dias morrem à fome.

A Xanana já o ouvimos dizer que é necessário fazer uma estrada porque lhe doem as costas de tantos buracos, não para servir a população mas, de Ramos Horta esperava-se mais.

Deixo aqui parte de um artigo do “Loron Económico” de 11 de Outubro de 2010 que relata a situação de pobreza estrema do país:

Timor Leste no “Índice da Fome no Mundo 2010”


Aumento da fome é alarmante. Onde?
- Angola, Moçambique, Guiné e Timor Leste


Índice da Fome no Mundo 2010 revela que em português há muita gente com a barriga vazia, o que nem sequer é novidade. Mas nada melhor do que assobiar para o lado...

Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste integram uma lista de 25 países onde o aumento da fome é alarmante, segundo revela hoje um relatório do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares. Por outras palavras, nestes países os poucos que têm milhões têm ainda mais milhões, e os milhões que têm pouco ou nada passaram a ter ainda menos. Ser gerado com fome, nascer com fome e morrer pouco depois com fome parece ser uma fatalidade na Lusofonia.

Os 25 países onde a situação é alarmante são, por ordem crescente de gravidade, Nepal, Tanzânia, Camboja, Sudão, Zimbábue, Burkina Faso, Togo, Guiné-Bissau, Ruanda, Djibuti, Moçambique, Índia, Bangladesh, Libéria, Zâmbia, Timor-Leste, Níger, Angola, Iémen, República Centro-Africana, Madagáscar, Ilhas Comores, Haiti, Serra Leoa e Etiópia.”

Está pois justificado que o nosso presidente não fique chocado. Eu fico.

Sem comentários:

Enviar um comentário