sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Não sei se me faço entender?

Esta frase "não sei se me faço entender?" dita, ora em tom professoral ora em tom ameaçador foi ontem repetida vezes sem conta numa reunião de pais, promovida pela associação de pais do jardim de infância e eb1 do furadouro.

A dita reunião, que contou com cerca de 4o presenças de pais e/ou encarregados de educação de uma escola que tem apenas 90 crianças, foi do mais surreal a que tenho assistido. O Sr. que dirigiu a reunião, (que não percebi se é presidente da AG ou membro da direcção) professor de profissão (não confundir com pedagogo) além do facto já mencionado, fez uma palestra de pelo menos 35 minutos - tempo que eu tinha disponível para estar presente - sem permitir que fosse proferida qualquer opinião ou comentário - nem o padre Domingos nas suas homilias conseguia ir tão longe-.

É lamentável que quando numa reunião de uma associação estão presentes cerca de 50% dos associados não se aproveite e não se incentive a expressão da livre opinião e a franca troca de ideias.

O dito Sr. que se insurge contra todo e qualquer apoio ou melhoria feitos no Furadouro julga que a escola de 90 alunos é mais importante que as infraestruturas de um lugar com cerca de 5000 habitantes.

O dito Sr. disse por 3 ou 4 vezes, em tom mais ou menos ameaçador, que: é preciso fazer sangue, que temos de chamar as televisões.

E qual o problema?

É que à escola eb1, com cerca de 75 alunos, foi retirado um "contentor" que servia de sala. Ora, o Sr. esqueceu-se de dizer que a escola apenas tem 4 turmas e cada uma possui sala própria e além disso tem um "contentor" que serve de cantina e que foi um melhoramento importante relativamente às condições anteriores.

O dito Sr. esqueceu-se que a escola perdeu cerca de 25% de população nos últimos 2 a 3 anos, período que coincide com o mandato da actual equipa da associação de pais e, que como tal, não pode desconhecer.

O dito Sr. não percebe que a escola desaparecerá em poucos anos se não ganhar população e que isso só depende de se conseguir convencer os moradores do Furadouro a confiarem os seus filhos a esta escola, tarefa em que a associação de pais deveria estar profundamente empenhada.

Ao dito Sr. nada disto preocupa. O que o preocupa é arranjar uma equipa de pais/avós/amigos que policiem a distribuição de refeições na cantina da escola!

Esta escola tem 3 funcionários.
Esta escola tem 75 alunos.
Esta escola tem 4 professores.
Quantas escolas apresentam estes rácios de corpo docente e auxiliar por aluno?

Esta associação de pais não participa nos órgãos de gestão do agrupamento, não percebe que o ensino básico é responsabilidade da autarquia e que os pais têm um papel importante...nos locais próprios.

Não sei se me faço entender?


Sem comentários:

Enviar um comentário