quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Totilas - O melhor cavalo da actualidade

Este é o Totilas o melhor cavalo do mundo, pelo menos para mim.
Aqui, montado pelo seu dono Edward Gal durante a prova de Dressage nos JO de Pequim 2008.
Ontem e hoje, nos JEM, foram simplesmente fantásticos.
Para um conjunto do outro mundo notas do outro mundo.



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mimos do PCP

Em resposta a vários pedidos de diferentes órgãos de Comunicação Social, sobre aspectos da situação em Cuba, o Gabinete de Imprensa do PCP entendeu divulgar a seguinte nota.

É ao povo cubano que compete, soberanamente, tomar as decisões que considere mais adequadas para prosseguir a construção do socialismo, consolidar as conquistas alcançadas e defender a soberania e a integridade territorial do seu país.

Então porque não deixam que o povo as tome?

Não se pronunciando sobre decisões de natureza económica em curso em Cuba, importa sublinhar que a deliberada distorção difundida para apresentar como despedimentos o processo de reorganização de actividade com “reorientação laboral de trabalhadores para outros postos de trabalho” e “outras formas de relação laboral não estatal como o arrendamento, o usufruto, cooperativas e trabalho por conta própria”, mantendo em muitas situações a mesma actividade que exerciam com a garantia dos direitos e apoios sociais, como salienta a Central dos Trabalhadores de Cuba, tem por objectivo não apenas prolongar o ataque a Cuba, como procurar justificar a ofensiva dirigida no nosso país contra os trabalhadores com vista à liquidação de direitos e o aumento da exploração.

Um mimo este parágrafo! Não são despedidos são objecto de reorientação laboral por parte dos manos Castro...

Quanto às recentes medidas de “actualização do modelo económico” em vigor, num momento em que o mundo é sacudido por uma violenta crise do capitalismo, há razões para confiar que uma revolução que tem heroicamente resistido ao criminoso bloqueio dos EUA e que já por duas vezes se viu forçada a reestruturar a sua economia – após a libertação do colonialismo norte-americano e na sequência das derrotas do socialismo na URSS e Leste da Europa – enfrentará com êxito novos problemas surgidos no seu desenvolvimento, e as exigências de afirmação do seu projecto de construção do socialismo.

Derrotas do socialismo ou derrotadas (URSS e Leste da Europa) pelo dito socialismo?


sábado, 25 de setembro de 2010

Se todos os dias fossem assim...

Bela sexta-feira!

O convite de um funcionário para almoçar com ele no dia dos seus 40 anos, encheu-me de orgulho. Foi uma hora bem passada de conversa amiga e o bacalhau até que não estava nada mau.

Reunião de início de ano com a directora da escola (Fragateiro). O orgulho de termos uma escola nova, com umas instalações fantásticas fazem ultrapassar a maioria dos obstáculos.

Final do dia, a corrida nas matas (únicas) de Ovar foram presentadas com a visita de uma bela raposa, julgo que seria um macho.
O sol tinha acabado de se pôr e a raposa saía para caçar.
Privilégio de quem mora e corre por estas bandas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Não sei se me faço entender?

Esta frase "não sei se me faço entender?" dita, ora em tom professoral ora em tom ameaçador foi ontem repetida vezes sem conta numa reunião de pais, promovida pela associação de pais do jardim de infância e eb1 do furadouro.

A dita reunião, que contou com cerca de 4o presenças de pais e/ou encarregados de educação de uma escola que tem apenas 90 crianças, foi do mais surreal a que tenho assistido. O Sr. que dirigiu a reunião, (que não percebi se é presidente da AG ou membro da direcção) professor de profissão (não confundir com pedagogo) além do facto já mencionado, fez uma palestra de pelo menos 35 minutos - tempo que eu tinha disponível para estar presente - sem permitir que fosse proferida qualquer opinião ou comentário - nem o padre Domingos nas suas homilias conseguia ir tão longe-.

É lamentável que quando numa reunião de uma associação estão presentes cerca de 50% dos associados não se aproveite e não se incentive a expressão da livre opinião e a franca troca de ideias.

O dito Sr. que se insurge contra todo e qualquer apoio ou melhoria feitos no Furadouro julga que a escola de 90 alunos é mais importante que as infraestruturas de um lugar com cerca de 5000 habitantes.

O dito Sr. disse por 3 ou 4 vezes, em tom mais ou menos ameaçador, que: é preciso fazer sangue, que temos de chamar as televisões.

E qual o problema?

É que à escola eb1, com cerca de 75 alunos, foi retirado um "contentor" que servia de sala. Ora, o Sr. esqueceu-se de dizer que a escola apenas tem 4 turmas e cada uma possui sala própria e além disso tem um "contentor" que serve de cantina e que foi um melhoramento importante relativamente às condições anteriores.

O dito Sr. esqueceu-se que a escola perdeu cerca de 25% de população nos últimos 2 a 3 anos, período que coincide com o mandato da actual equipa da associação de pais e, que como tal, não pode desconhecer.

O dito Sr. não percebe que a escola desaparecerá em poucos anos se não ganhar população e que isso só depende de se conseguir convencer os moradores do Furadouro a confiarem os seus filhos a esta escola, tarefa em que a associação de pais deveria estar profundamente empenhada.

Ao dito Sr. nada disto preocupa. O que o preocupa é arranjar uma equipa de pais/avós/amigos que policiem a distribuição de refeições na cantina da escola!

Esta escola tem 3 funcionários.
Esta escola tem 75 alunos.
Esta escola tem 4 professores.
Quantas escolas apresentam estes rácios de corpo docente e auxiliar por aluno?

Esta associação de pais não participa nos órgãos de gestão do agrupamento, não percebe que o ensino básico é responsabilidade da autarquia e que os pais têm um papel importante...nos locais próprios.

Não sei se me faço entender?


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

De puta madre!

1 - O resumo da entrevista que o expresso publica com o putativo candidato presidencial Francisco Lopes deixa-me baralhado.
A acreditar que o publicado corresponde à entrevista concedida (não vi qualquer reparo por parte do candidato) fico perplexo.
O Sr. que se considera electricista, tem 55 anos e é funcionário do PCP desde 74, isto é desde os 19 anos, donde concluo que é o responsável pelos quadros eléctricos da Soeiro Pereira Gomes e da festa do avante!
O mesmo Sr. do qual não se conhece qualquer pensamento acha que o problema da economia se resolve com o pleno emprego!!!!! mas não explica como se chega lá, por outro lado, daria jeito se alguém explicasse ao Sr. que, tecnicamente, é impossível baixar a taxa de desemprego de 4-5%?
Este Sr. considera que a votação que irá obter nas presidenciais não tem qualquer importância, alguém lhe pode explicar que a sua campanha terá custos que nós iremos suportar?
Diz que vai até às urnas (suponho que às de voto), o que quer dizer que apoia Cavaco Silva.
Será que li mal?

2- Portugal (e outros países europeus) tem vários médicos cubanos a trabalhar no SNS. Estes profissionais, que os seus utentes consideram competentes, recebem cerca de € 500,00 mensais.
Das estruturas sindicais não se ouve uma só palavra,
Dos amigos de Cuba muito menos,
Proponho que se contratem uns quantos sindicalistas à CTC que nos custarão imensamente menos que os Srs. das CGTPs, UGTs, FENPROFs e outros que tais e que terão a grande vantagem de defenderem SEMPRE as políticas do governo.

3- Os velhos manos Castro vão mandar para o desemprego 1.000.000 de funcionários públicos, sendo que 500.000 serão despedidos a partir do próximo dia 4 de Outubro.
O estranho é que a medida seja apresentada pelo sindicato, e seja considerada muito boa para a economia.

Anda o Sócrates a tentar reduzir meia dúzia de funcionários públicos à 5 anos e não o deixam e vai daí o tio Raul em 3 ou 4 semanas despacha 500.000 e os sindicatos apoiam.



terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um bom exemplo de poder local

Isto é poder local.

São estas medidas que nos relembram que Abril valeu (vale) a pena.

Seixal entrega 5 mil livros no regresso às aulas

No âmbito do projecto Dar de Volta, a edilidade reuniu manuais escolares que podem poupar até 120 euros no orçamento familiar

A câmara municipal do Seixal, no âmbito do projecto Dar de Volta reuniu mais de cinco mil livros para entrega a famílias locais, segundo confirmou à Lusa Vera Silva, responsável da biblioteca municipal da cidade.

Esta recolha de livros é uma iniciativa da edilidade que visa minimizar os efeitos da crise económica e financeira que assolou o país.

"As crianças ganham consciência, dão mais valor aos livros. Percebem que, se foram úteis à sua família, serão úteis para as famílias de outras crianças", refere a interlocutora.

Ao todo, a autarquia espera poupar às famílias aderentes entre 80 a 120 euros, podendo "os manuais ser entregues e recolhidos por qualquer pessoa, sem número limite, sem critérios de exclusão".

Refira-se ainda que para os estudantes universitários, a câmara promove bolsas de estudo, cujo período de candidatura termina a 17 de Setembro.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sarko - A saga continua

No seguimento do meu post de ontem...

Agora já não falamos "apenas" de ciganos, agora estão sujeitos à expulsão e perda da cidadania francesa (já não merece a maiúscula) todos os franceses de origem estrangeira - que belo eufemismo- em situação irregular e aqueles que atentem contra a polícia.
Estes são os desígnios de um presidente que jurou sobre os ideias da revolução francesa LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.

O que acontecerá se a bela Bruni não respeitar uma operação stop? Será expulsa? E nesse caso terá direito aos € 300,00 para iniciar a vida no seu país de origem?

domingo, 5 de setembro de 2010

Direitos humanos?

O acto racista e xenófobo de expulsar do território francês comunidades ciganas atinge os valores humanistas pela base.

De pouco interessa o facto destes Seres Humanos serem naturais de um país europeu pertencente à União Europeia, aliás serve apenas para confirmar que a União é apenas económica (está na sua essência desde o tempo em que era apenas comunidade do carvão e do aço) e que de pouco importam os direitos do homem ou simples direitos de cidadania.

Pior que o gesto de Sarko, que faz parecer Le Pen e os seus seguidores ingénuos meninos de coro, é o silêncio ensurdecedor dos nossos políticos muito especialmente os titulares dos orgãos de soberania, os responsáveis dos partidos políticos e os candidatos a presidente da república.

Não posso compreender que os 5 cidadãos que se já se apresentaram (há um que por questões de timing ainda não se apresentou) não tenham uma única palavra sobre o assunto.

Se de Cavaco não se pode esperar outra coisa pois o seu calculismo diz-lhe que necessita dos votos dos nacionalistas para sonhar ser reeleito e sabe que não pode afrontar o PP do seu aliado Paulo Portas, que será determinante nas eleiçõers presidenciais. De Defensor de Moura nada se sabe, apenas que foi um presidente de câmara polémico mas sem nenhum pensamento público. De Domingos Lopes, esse candidato que é candidato de um partido(?) ainda nada lhe ouvimos e tenho dúvidas se ouviremos, mas pelos discuros e intervenções dos últimos dias do “tio” Jerónimo ficámos a saber que esse problema está muito longe das suas preocupações.

O que eu não consigo compreender é o silêncio de Manuel Alegre e de Fernando Nobre, dois Homens dos direitos humanos e da intervenção cívica, que nos habituaram a dar a cara por causas dificéis.

É este silêncio que dói.

Hoje são os ciganos, amanhã os mais escuros e depois aqueles de quem simplesmente não gostamos.