sexta-feira, 18 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO

Partiu aos 87 anos o nosso Saramago

Genial, controverso mas sempre, sempre coerente.

Saramago foi (é) figura incontornável dos últimos 40 anos.

Escritor brilhante, apenas Camões e Pessoa se podem colocar ao mesmo nível no que toca a qualidade mas, qualquer deles, sem a quantidade de obras editadas e sem que se lhes conheça pensamento e intervenção social e/ou cívica.

Como pensador, ao seu nível, só temos Almeida Santos, também ele de idade muito avançada e Eduardo Lourenço sendo que este está num patamar muito mais erudito.

Saramago tem sido, através dos seus cadernos (oferta do meu filho), companhia diária e a minha identificação com o seu pensamento é muito grande.

Hoje sinto-me mais pobre mas, sinto-me orgulhoso por conhecer a obra de Saramago e por partilhar o seu pensamento.

Mas na hora da perda (que devia ser de respeito) já ouvimos o que não queríamos:

Aníbal (censor) da Silva, que perseguiu Saramago através do seu ajudante sousa lara (as minúsculas são propositadas) que enxotou Saramago, envergonhando o País, vem hoje publicamente apresentar condolências à família.

Tenha vergonha Sr. Silva!

Já veio Soares enaltecer obras como Caim (uma obra prima) esquecendo que o ignorou durante décadas.

Virá o PC tentar apropriar-se dele, olvidando que dele nunca quis mais do que a popularidade e que o seu pensamento nunca lhe interessou.

Virão outros, por certo, que eu me abstenho de comentar...

O que fica, mais do que a obra, é o pensamento de um homem preocupado com o mundo, um lutador da Paz e um guerreiro incansável contra a injustiça.

1 comentário: