quinta-feira, 23 de julho de 2009

Manuel Alegre

Deixa hoje a assembleia da república um dos melhores deputados que Portugal teve.
Muito mal se tem falado de Manuel Alegre, nomeadamente que brincava à rádio (em Argel) enquanto outros faziam a guerra.
Para esses lembro-lhes que em 1961 Manuel Alegre foi mobilizado para Angola e esteve na génese de um dos movimentos de resistência no interior das forças armadas e numa tentativa de golpe militar.
Em consequência dessas acções é preso pela PIDE e encarcerado no Forte de São Paulo em Luanda.
Em 1963 já em Coimbra, a forte perseguição policial leva-o a fugir para Argel onde tem papel destacado na rádio "Voz da Liberdade" e na Frente Patriótica de Libertação Nacional.

A par de toda a vida dedicada à liberdade e ao causa pública, desenvolve um trabalho único como poeta, ensaísta e prosador (contador de histórias).

Nas últimas presidenciais foi candidato (de quem fui apoiante activo) e só as perde por erro de cálculo do PCP e falta de visão do PS.

Para mim ele é O Presidente.

Como tributo a este Grande Homem aqui fica este pequeno texto:

"Defendo este reduto. É o meu quadrado. Talvez não tenha sentido estar aqui a defendê-lo, mas se o perdesse eu próprio me perderia. O único sentido, que talvez não tenha grande sentido, é defender este quadrado."


Sem comentários:

Enviar um comentário